A resposta imediata para muitas pessoas é: CLIENTE! pois é ele quem sustenta as bases da empresa.
Não deixa de ser verdade. Mas será que ele é mais importante do que o fornecedor? Somos da corrente que acredita que não.
Clientes falem, mudam de diretoria, prospectam novas fontes de fornecimento, inserem novas regras de qualificação. O fornecedor não. Se você tem um bom fornecedor, com preço bom, qualidade, boa reputação, privilégios de longa parceria em uma negociação, você ganha o mundo!! Pode vender para qualquer empresa, em qualquer lugar dos 5 continentes.
Já um fornecedor ruim, vai fazer você ir ao buraco! Pode colocar sua reputação no chão, ou ainda, ter desgastes, prejuízos incalculáveis com um cliente excelente.
O fornecedor bom te dá respaldo nas negociações, garantias de boa performance. O ruim, pode fazer você ter o melhor cliente do mundo te dando as costas. E nada é mais precioso do que reputação e eficácia.
Em um mundo cada vez mais competitivo, antes de avaliar qualquer nova operação, aprendemos a valorizar muito a fonte que vende ou fabrica o produto. Porque esse, fará com que tenhamos sucesso em qualquer frente.
O cliente é bom, é importante, é necessário e deve ser tratado com esmero e profissionalismo, mas ele pode ir embora muito rápido se você não cuidar do que vem antes de um excelente atendimento.
Desejamos a todos, sucesso pleno em suas negociações!