Cultura da Criatividade ou Criatividade na Cultura?

Por Helga Tytlik

Artigo_Cultura da Criatividade ou Criatividade na Cultura

Muito se tem falado sobre criatividade nos últimos tempos – ela surge como uma espécie de boia salvadora no meio da tempestade das oscilações profissionais e, ao mesmo tempo que traz uma nova visão, um olhar por trás do pensamento convencional, traz também frustrações para aqueles que tentam desesperadamente buscar soluções ¨fora da caixa¨, mas não conseguem fazer um exercício criativo pessoal e acabam pesquisando em ações de terceiros ou fazendo uma releitura de ações já feitas.

Criatividade é inata em todos nós, mas os processos de educação, regras societárias, religiosas, regras empresariais e outros quetais limitaram o exercício criativo e foram ¨encaixotando¨ esta habilidade. Paradoxos da evolução, hoje é uma das habilidades mais procuradas, junto com flexibilidade cognitiva, pensamento crítico e capacidade de resolução e conexões.

É possível reativar e estimular este processo? SIM !!!! É necessário quebrar paradigmas, abrir a mente, aprender a ouvir e trocar experiências e conhecimento para aumentar o nosso repertório e estimular sinapses mentais criativas.

Este processo não é exclusivo de pessoas especiais, não são dons e podem ser treinados e aperfeiçoados.

Um dos pontos de partida para este exercício está na cultura do indivíduo, sua forma de agir, valores, princípios, paradigmas, rotinas. É necessária a mudança de atitude sobre pensamentos, crenças e limitações que não permitem um pensamento diferenciado, um ¨voo¨ de imaginação. Autoconhecimento é uma das principais chaves.

O novo ciclo que se desenha exige novas habilidades para acompanhar as transformações que estão impactando a mudança nas profissões. Muitas nem existirão mais daqui a um tempo e novas surgirão. Urge estar atento e cultiva a criatividade na cultura e não a cultura da criatividade. Esteja aberto a novos olhares, compartilhe, saia do quadrado e da zona de conforto e… voe na imaginação !!!!

Sobre o Autor

Helga Tytlik

HELGA TYTLIK
Palestrante