Como Ser Palestrante Motivacional

Artigo_Como Ser Palestrante Motivacional

Apesar de existirem muitos temas no segmento de palestras, talvez o profissional que mais simbolize a profissão de palestrante seja exatamente o palestrante motivacional. São frequentes as imagens de plateias lotadas, que chegam a lágrimas tão facilmente quanto chegam a estados de euforia ao escutar um bom palestrante.

O palestrante motivacional é antes de mais nada um mestre das emoções, um profundo conhecedor da psicologia humana. Este profissional entende como poucos a arte da comunicação e guia a plateia como se fosse um barco em um mar de emoções (parafraseando Pablo Neruda).

Mas como ser um palestrante motivacional de sucesso e começar a propagar sua mensagem?

O palestrante motivacional sente o que diz

Somente uma pessoa que está alegre consegue compartilhar alegria, somente uma pessoa entusiasmada com uma ideia consegue transmitir este sentimento adiante. Ninguém pode dar o que não possui, por isto os melhores palestrantes motivacionais são exatamente aqueles que vivem o que pregam.

Você é aquela pessoa que se emociona ao falar do assunto que ama?

Não é incomum escutar de palestrantes motivacionais que eles mesmos se emocionam com o tema de suas palestras, que sentem aquele arrepio ao falar sobre o assunto que amam. Este amor é contagiante e quando transmitido com força é capaz de transformar o estado de ânimo da plateia.

O palestrante motivacional sabe como ninguém atrair a atenção da plateia para si, ele percebe o ânimo das pessoas e adapta a própria comunicação a partir de uma sensibilidade aguçada, guiando o sentimento das pessoas.

Por que o palestrante motivacional é tão bem pago?

Muitos palestrantes motivacionais recebem todos os meses algumas centenas de milhares de reais. Eles possuem agenda cheia todos os meses e cada palestra não sai por menos de 30 mil. Mas qual a razão para receberem um valor tão alto?

A razão é que o palestrante motivacional é capaz de literalmente transformar o momento de uma empresa, o número de vendas, o faturamento. Pense em grandes empresas que possuem equipes de vendas desmotivadas, que não conseguiram atingir as metas traçadas.

O time está machucado, não acredita ser possível dar a volta por cima. Todos os dias os gerentes da empresa tentam motivar a equipe, mas nada conseguem.

Então, esta empresa decide contratar um palestrante motivacional, que em uma hora de palestra transforma colaboradores desmotivados em verdadeiros guerreiros que não irão descansar enquanto não atingirem a vitória.

Se lhe parece algo mágico então saiba que esta mágica é bastante real e que alguns palestrantes são capazes de feitos deste tipo, tanto é que são inúmeras as empresas que recorrem a este método sempre que existe algum momento de crise.

Muito além de motivar para vender

O palestrante motivacional não se resume a alguém capaz de aumentar as vendas de uma empresa, ele na verdade é um transformador de vidas no mais amplo sentido da expressão.

A mensagem e a capacidade do palestrante motivacional podem ajudar doentes em um hospital a retomarem a confiança na cura, podem ajudar jovens a acreditarem em si mesmos e a buscarem um futuro melhor.

Quantos são os palestrantes motivacionais que ajudaram pessoas a deixar o vício das drogas? Este profissional, portanto, é essencial para a nossa sociedade e quanto mais pessoas com esta característica tão especial tivermos, melhor.

Primeiros passos para se tornar um palestrante motivacional

Para se tornar um palestrante motivacional o seu primeiro passo é montar uma excelente palestra. Sua palestra deve conter uma mensagem forte e ao mesmo tempo transmitir emoção. Tente definir um público específico, não seja generalista.

Se você deseja motivar para que as pessoas consigam vender mais, então estude o máximo que puder sobre as razões que impedem os vendedores de realizarem este objetivo. Estude sobre as frustrações e sentimentos da derrota, assim como as alegrias do sentimento de vitória.

Você precisa entender qual o ponto inicial de sentimento de sua plateia e este deve ser o início de sua palestra. Sua mensagem inicial deve ser de entendimento daquilo que sentem, para somente depois iniciar uma trajetória de ganho de autoconfiança e motivação.

Esta trajetória é feita através de uma argumentação consistente, na qual você pode usar histórias e exemplos da vida real que as pessoas que lhe escutam possam relacionar com aquilo que vivenciam.

O primeiro passo é você mostrar que é possível sim sair do problema que vivenciam, que outras pessoas já conseguiram. Muitas pessoas estão em um estado emocional tão debilitado que simplesmente não enxergam uma saída.

Você precisa através de sua palestra mostrar que a saída existe, que é possível, e precisa dizer como chegar até lá.

Depois de preparar a palestra motivacional é hora de propagar sua mensagem

Se você fez uma boa análise do público para o qual deseja falar então não será difícil encontrar a plateia apropriada. Basta estudar eventos anteriores semelhantes aos que você deseja falar e verificar quem foram os organizadores.

Empresas de eventos, associações comerciais, Câmaras de Indústria e Comércio são os maiores contratantes do setor.

Antes de propor seu trabalho é essencial transmitir certa autoridade e reconhecimento no âmbito de atuação. Um bom primeiro passo é se inscrever gratuitamente no site Banco de Palestrantes, um site no qual as empresas podem lhe pesquisar no portal e encontrar mais informações sobre sus palestras e os seus contatos.

Você pode realizar seu cadastro gratuito e receber dicas adicionais sobre como iniciar a sua carreira de palestrante motivacional clicando aqui.