A Crise de Liderança

Por Coronel Frederico Caldas

Artigo_A Crise de Liderança

O mundo enfrenta uma grave crise em termos de liderança. E isso não se restringe apenas aos chamados líderes globais, que são personalidades que se transformam em referência e são capazes de inspirar gerações ao redor do mundo. Pense bem. Você consegue elaborar uma lista de pelo menos 10 líderes globais de grande reputação em poucos instantes? Sim, claro, e que estejam vivos. E não me refiro apenas aos políticos, cuja visibilidade tende a permitir maior exposição na mídia e, consequentemente, maior oportunidade de expor suas ideias e valores.

Num mundo cada vez mais surpreendente, as corporações também estão enfrentando os mesmos dilemas e desafios, diante da dificuldade de encontrarem profissionais capazes de liderar equipes em meio a cenários tão instáveis quanto imprevisíveis. E olha que os militares americanos já haviam formulado a tese no final do século passado, segundo a qual o planeta em que vivemos passaria a ser conhecido como o “mundo VUCA”, acrônimo que aponta características como volatilidade, incerteza (uncertainty), complexidade e ambiguidade.

Vivemos uma nova era, cuja velocidade das mudanças impõe que estejamos preparados não só para promover uma permanente revisão de nossos paradigmas, mas, também, exige que estejamos prontos para decifrar a verdadeira avalanche de transformações que está sendo provocada pela tecnologia. Aliás, você está preparado para o futuro? IoT; realidade aumentada; realidade virtual; veículos autônomos; inteligência artificial; learning machine; impressora 3D; bit coin; algoritmos; drones e robôs. Se algum item dessa lista não faz o menor sentido pra você, é hora de se atualizar. Taí uma das características mais importantes para qualquer líder: ser “treinável”.

Sobre o Autor

Coronel Frederico Caldas

CORONEL FREDERICO CALDAS
Consultor, Coronel, Jornalista, Escritor e Palestrante